BLOG

30 nov
A Copa do Mundo e sua diversidade linguística.

Um jogão de idiomas nos gramados e fora deles.

O maior evento futebolístico começou no dia 20 de novembro, com 32 nações disputando a taça mais cobiçada, a da Copa do Mundo. E estes países além de culturas muito diversas, possuem uma rica diversidade de idiomas. Neste ano de 2022, serão falados 17 idiomas diferentes no país sede, o Qatar.

Entre os idiomas mais pronunciados, podemos citar o inglês como o principal, visto que a língua universal é presente na maioria dos países participantes: Austrália, Estados Unidos, Canadá, Gana, Inglaterra, Camarões, País de Gales e Holanda.

Na sequência, temos um empate entre os idiomas espanhol e o francês com seis seleções para cada. O espanhol como idioma oficial em suas origens podemos listar: Equador, Argentina, Costa Rica, Espanha, México e o Uruguai. Derivado do latim, o francês está representado pela França, Senegal, Camarões, Canadá, Suíça e Bélgica.

O árabe é o idioma que está logo na sequência com quatro países. Como este ano a competição é realizada na península arábica, a língua árabe veio em destaque com suas quatro seleções: Qatar, Marrocos, Arábia Saudita e Tunísia.

Bons brasileiros que somos, não podemos esquecer da nossa amada língua portuguesa. Em 2022 os canarinhos, apelido dos jogadores brasileiros, são responsáveis pela vibração da torcida nos estádios em português. Assim como, Cristiano Ronaldo e seus parceiros da seleção de Portugal. Juntos esses dois países reúnem mais de 222 milhões de falantes nativos do idioma português.

 

Os idiomas diferentões da Copa do Mundo.

Dos idiomas que vão circular entre os estádios do Qatar, temos alguns um tanto  peculiares, são eles: croata, persa, romanche, dinamarquês, galês e sérvio.

O croata é a língua oficial da Croácia como também na Bósnia e Herzegovina e em Burgenland, na Áustria.

Já a língua persa, é amplamente falado no Irã, que está sendo representado por sua seleção no grupo B da competição. O persa também pode ser encontrado no Afeganistão.

O romanche, pouco conhecido, é um dos quatro idiomas principais da Suíça. Este país da europa central possui, também, as línguas alemã, italiana e francesa. Essa língua “exótica”, o romanche, é hoje ameaçada por ter poucos adeptos que ainda buscam aprender no país, dando vez ao alemão como a mais falada.

Dinamarquês, galês e sérvio são as maiores formas de comunicação de seus países originários, a Dinamarca, o País de Gales e a Sérvia. No País de Gales, temos ainda uma predominância no inglês.

 

A colonização entrou em campo

Podemos compreender que as três línguas predominantes durante o evento serão o inglês, espanhol e francês, por se tratar dos idiomas oficiais de países colonizadores. A Inglaterra, teve como colônia Estados Unidos, Canadá, Austrália, País de Gales entre outros, essa força da colonização teve uma enorme interferência nos idiomas falados nestes países.

O inglês é usado em vários países e estudado por pessoas de diversas partes do mundo. Um japonês poderá tranquilamente aproveitar os jogos, a experiência de uma Copa do Mundo se possuir conhecimento no idioma inglês, por ser a língua universal conectando todas as culturas.

Gostou dessas curiosidades? Então venha para a Versátil e aprenda um dos oito maiores idiomas do mundo, para que possa aproveitar uma experiência única de uma Copa do Mundo ou de tantos outros eventos globais.

LEIA TAMBÉM